Pedro Rodrigues
4 min readDec 1, 2020

--

Era uma vez…..

Faltam uns 20 dias para a volta da NBA e a máquina de gerar noticias e engajamento da Liga não para. E tome novela “Gordon Hayward”, “como ficam os Warriors depois da lesão do Klay”, e o adiamento do All Star Game de 2021 em Indianápolis para 2024. E isso somente nesta semana. Tudo cuidado, postado, esmiuçado até o último pelo. E por aqui? Nem tanto. Piscamos o olho e acontece um Brasil e Pananá pela AmeriCup no Sportv no meio da semana ao meio-dia. Como é que é?

Mesmo para quem acompanha de perto o basquete nacional as coisas ficam confusas. A comunicação sempre difusa não ajuda nem os donos do espetáculo muito menos para quem assiste. Sei que temos um caminho longo em quadra para chegarmos a resultados mais expressivas mas podemos apontar diversas mudanças que podem ser feitas fora de quadra que ajudariam bastante o basquete nacional. Uma comunicação coesa seria fundamental e de extrema importância para transitarmos entre os mundos NBB-Seleção-FIBA.

Para quem trabalha com marketing parece bem simples impulsionar estas comunicações: criar narrativas, histórias mesmo que criam fios de meadas que permeiam por mais dos que os 144 caracteres. Ou mesmo criar um grande roteiro, um “Storytelling”, daquilo que podemos esperar para a temporada. Este video aqui ajuda a compreender mais o conceito.

E como o NBB e o basquete nacional iriam se beneficiar de um boas narrativas e histórias para ajudar a trazer luz a modalidade! Querem um exemplo? Georginho de Paula do São Paulo e Lucas Dias do Franca estão juntos desde os tempos de Pinheiros ( matéria de…

--

--